Um artigo japonês intitulado “A seriedade da “reversão Japão-China” nas produções de animação: “Um animador só pode obter um terço dos benefícios no Japão do que obteria na China“, do site PRESIDENT Online, explica como o Japão tem perdido seus talentos para a China.
O artigo cita um estúdio de animação em particular, o Colored Pencil Animation, o estúdio que está situado na cidade de Tóquio, que é uma divisão japonesa de um estúdio de animação chinês. O artigo japonês explica que divisões como essas estão cada vez mais comuns no Japão, e elas estão trabalhando em séries animadas para a própria China. Visto que os animes genuinamente japoneses tem sofrido censura no país concorrente.
E então o artigo também explica que esse movimento ocorre devido aos salários melhores que são oferecidos pelos estúdios chineses. Esses estúdio oferecem cerca de 175.000 ienes para seus novos animadores japoneses, o que é um valor acima da média que os estúdios japoneses oferecem, cerca de até três vezes maior.
Além disso, os estúdios chineses oferecem mais flexibilidade de horários para seus animadores, além de remunerar os excessos em trabalho com dias de folga ou pagamentos extras. Não sendo o bastante, essas empresas chinesas também custeiam o transporte e a moradia de seus funcionários.
Todo esse investimento chinês tem causado uma grande fuga dos animadores japoneses para trabalhos genuinamente japoneses. Esse movimento crescente poderá trazer prejuízos para indústria japonesa de animação, talvez caiba ao país do Sol Nascente uma reavaliação do valor de seus profissionais animadores.