Nesta terça-feira (25), já com o pezinho na quarta-feira de cinzas, tivemos a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil. Um homem de 61 anos, que regressou no último dia 21 da Lombardia, Norte da Itália, foi o primeiro positivo em território nacional. O idoso permaneceu na Itália do dia 9 ao dia 21.
O mesmo está atualmente internado no Hospital Israelita Abert Einstein, na zona sul da capital paulista. Com as informações sobre o alto contagio do vírus, nos perguntamos agora, quantas pessoas já não foram contaminadas por esse senhor no Brasil? Mesmo que o senhor em questão não estivesse apresentando sintomas, já é confirmado que o vírus podem ser transmitido de maneira assintomática.
Uma projeto de lei enviado pelo governo e que já foi aprovado em caráter de urgência, no dia 5 de fevereiro, irá colocar o Brasil no mesmo patamar da China caso haja o surto da doença por aqui. Veja alguns pontos das leis instauradas para o enfrentamento do coronavírus em território nacional:
– As pessoas poderão ser isoladas e postas em quarentena; serão obrigadas a realizar, mesmo que não queiram, exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas, tratamentos médicos específicos, exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver;
–Em caso de contatos com locais, regiões, agentes infecciosos as autoridades sanitárias deverão ser avisadas pelos cidadãos. Também cabe aos cidadãos informarem se estão com sintomas do coronavírus;
– Bens e serviços poderão ser tomados pelo governo, posteriormente será garantido o ressarcimento dos mesmos;
Para ler o conteúdo da lei completo, clique aqui. Visando esses três pontos citados, vemos que as medidas do governo brasileiro são semelhantes as medidas adotadas pelo governo chinês. Quem andou procurando informações em redes sociais, como o Twitter, já deve ter se deparado com vídeos um tanto quanto assustadores em relação ao que acontece na China. Separamos alguns vídeos onde usuários afirmam que se tratam da situação de lá: