No intuito de chamar a atenção da plataforma roxinha, streamers organizam uma greve no dia 23 de agosto. O chamado “Apagão da Twitch” tem o intuito de conseguir mais transparência de dados da Amazon, além de solicitar pagamentos justos aos criadores de conteúdo.
No dia do chamado Apagão, é solicitado que os streamers não façam lives e nem que usuários assistam às transmissões. A motivação dessa campanha é a insatisfação com o fato da Twitch ter aplicado preço regional em subs e bits no nosso país, no final de julho deste ano.
Essa mudança fez com que as inscrições começassem a ser cobradas em reais, fazendo com que streamers recebam menos dinheiro para cada usuário inscrito. A Twitch argumentou que os efeitos positivos desta mudança serão sentidos a longo prazo, já que o intuito da mudança é fazer com que mais usuários possam se inscrever em canais da plataforma, resultando em maior receita para os criadores de conteúdo futuramente.
Porém, a Twitch não alterou o repasse de 50% e nem o imposto de 30% que os streamers devem pagar pelas inscrições. Com o valor antigo dos subs em dólares, os canais menores ter alguma renda no fim do mês… agora com o valor em reais, isso deixou de ser uma possibilidade para os menores criadores de conteúdo.
Antes do dito Apagão da Twitch, streamers já haviam se unido e criado a “União dos Streamers“. Entre os apoiadores da causa estão streamers populares, como a Sasa, o Pipoca, e vários outros. Esse projeto conta com um manifesto e possibilidade de assinar em prol do mesmo, basta clicar aqui para conferir.
Não se sabe se todas essas movimentações causarão algum impacto positivo para os criadores de conteúdo, e nem se trarão alguma mudança para a plataforma da Amazon.