Terror Cósmico
Setembro 20, 2018Cosmicismo ou Terror Cósmico é a filosofia literária desenvolvida e utilizada na ficção do escritor H. P. Lovecraft, estadunidense responsável por revolucionar o terror lhe atribuindo características do gênero fantasia e ficção científica. Muitas de suas obras se diziam inspiradas em seus pesadelos, tornando-as um prato cheio de elementos relacionados ao simbolismo e subconsciente, sempre visando perturbar o leitor, tendo como centro a doutrina previamente dita.
O Terror Cósmico se constrói através da negação de uma presença divina como um deus ou universo. A humanidade está “sozinha” e é completamente insignificante e descartável na macro-perspectiva da existência. Trabalha-se o valor humano de maneira tão relevante quanto à de insetos e plantas. É afirmado que a raça humana vai desaparecer, e outras espécies virão e terão o mesmo destino. Tudo é efêmero: valores, moralidade, sentimentos, não passam de uma ficção.
Alguns personagens utilizados e/ou criados pelo autor podem ser confundido com deuses. Entretanto, se justificam sem confrontar a ideologia do Terror Cósmico: Nunca foram ditas sobrenaturais, mas extraterrestres sujeitos ao entendimento e obediência de leis, o que para seres humanos soa mágico e por vezes, além da capacidade de compreensão. São desprovidos de conceitos morais, embora definitivamente perigosos para a humanidade.
Escritores posteriores como Stephen King e Neil Gaiman são claramente influenciados pelas obras de Lovecraft, histórias como “Um estudo em Esmeralda”, “A Torre Negra” e “IT”. No universo da música, temos o álbum Year Zero da banda Nine Inch Nails.
No universo da animação japonesa/mangás, temos a série “Berserk” de Kentaro Miura e Uzumaki, de Junji Ito, um dos grandes nomes por trás do terror nipônico.
A animação “As Aventuras de Mark Twain” também toma pra si alguns elementos de Lovecraft em uma cena específica que trabalha a desconstrução dos valores humanos por um ser além da compreensão dos personagens que se denomina “Satan”