Segundo matéria do jornal The Nikkan Sports, o governo japonês estuda a aplicação de um imposto sobre atividades remuneradas de cosplay no país. A medida, que só seria implementada caso a nova lei de direitos autorais seja aprovada pelo parlamento japonês, resultaria na cobrança de uma taxa sobre os ganhos de cosplayers profissionais.
A matéria original indica que o governo estaria consultando as empresas detentoras dos direitos autorais dos personagens mais populares entre os cosplayers. O principal líder do partido “Partido de Proteção à Liberdade de Expressão” confirmou que essa lei realmente está sendo avaliada, e disse que está tentando beneficiar tanto as empresas quanto os cosplayers, buscando uma maneira justa de deixar ambos satisfeitos. Sendo um dos responsáveis pela lei, ele afirma que tem buscado formas de manter as leis de direitos autorais no Japão atualizadas, já que estamos na era do “conteúdo gerado por usuários”.
E ressaltando, as taxas só seriam cobradas de cosplayers profissionais que são devidamente remunerados para isso. Pessoas que fazem cosplay por hobby, sem receber qualquer quantia, estarão isentos da cobrança legal.