A Nintendo recentemente apresentou uma notificação de retirada DMCA contra um game intitulado Peach’s Untold Tale. Pois o mesmo retrata a famosa princesa, do popular Marios Bros e diversos outros personagens se divertindo de maneira adulta, inapropriada para boa parte dos consumidores da franquia original.
O game Peach’s Untold Tale foi desenvolvido pelo norte-americano Ivan Aedler, a ideia desse projeto adulto surgiu em 2012 em um fórum da internet. Em 2019, Aedler deu uma entrevista e falou um pouco sobre seu game: “É um jogo onde os jogadores assumem o papel da Princesa Peach. Bowser está invadindo, os cidadãos do Reino dos Cogumelos estão sob o feitiço de Kamek para serem super excitados, e Mario está desaparecido. O que uma princesa pode fazer? Pise em alguns inimigos, ou comece a colocar para fora, para salvar seu reino“.
Mas agora, depois de tantos anos, a Nintendo determinou que sua equipe jurídica coloque um fim no game adulto. A Peach’s Untold Tales sempre utilizou a Github (que pertence a Microsoft), como sua casa de desenvolvimento e lá foi recebido o aviso da DMCA explicando sobre a violação de direitos autorais.
Na indústria adulta as paródias com enredos famosos são sempre cuidadosamente trabalhadas, para aproveitar ao máximo a exceção relevante na lei de direitos autorais. Neste caso, no entanto, a Nintendo não sente que a exceção está disponível. No comunicado, a Nintendo informou que considerou todas as exceções de uso justo, mas depois de uma revisão, finalmente descobriu que “não acredita que Peach’s Untold Tales se qualifique como um uso justo do trabalho protegido por direitos autorais da Nintendo”.
Peach’s Untold Tale foi atualizado pela última vez em 19 de novembro, quando o criador disse a seus fãs em Patreon “preferia estar morto” do que deixar o game. No entanto, após a pandemia de Covid-19, não houve mais atualizações. O autor do game também não se pronunciou sobre a continuação do projeto, ou se será encerrado após o comunicado.