RIOT E UBISOFT ENVIAM CARTA APOIANDO AUDIÊNCIA PARA PROJETO QUE REGULA eSPORTS NO BRASIL
Julho 16, 2019 0 Por Alexia SilvaA senadora Leila Barros (PSB-DF), tida como crítica dos eSports, já famosa por se posicionar contra a regulamentação, principalmente por jogos tidos como violentos, recebeu uma carta da Riot Games e Ubisoft após se mostrar favorável ao debate sobre o tema. A carta foi enviada na última seta-feira (12), por ambas desenvolvedoras, a Riot é conhecida mundialmente pelo seu famoso League of Legends e a Ubisoft pelo Rainbow Six Siege no cenário competitivo.
Na carta, ambas as empresas se mostram favoráveis a uma audiência pública sobre o PL 383/2017 (que visa a regulamentação do eSports no Brasil). Confira o conteúdo da carta:
“A Riot Games e a Ubisoft, desenvolvedoras de games e organizadoras de alguns dos mais importantes torneios de esportes eletrônicos do Brasil, e pioneiras no investimento, fomento e coordenação do cenário de esportes eletrônicos no Brasil e no mundo, gostariam de oficializar o apoio à senadora, que tem se manifestado à favor de uma audiência pública para discutir o PL 383/2017. É de nosso entendimento ser indispensável abrir essa possibilidade de discussão a todos os envolvidos nesse ecossistema (desenvolvedores, organizadores, jogadores profissionais, clubes e torcedores) para que uma futura regulamentação acerca dos esportes eletrônicos seja condizente com o emergente e cada vez mais revelante cenário brasileiro.
É importante ressaltar que, diferente dos esportes tradicionais, os esportes eletrônicos possuem características particulares, como o direito garantido por lei sobre a propriedade intelectual das desenvolvedoras e publicadoras, que hoje são responsáveis pela atualização, manutenção e suporte de seus jogos. Essas empresas também investem no cenário esportivo eletrônico sob a forma de criação de infraestrutura e organização de torneios, transmissão de conteúdo, bem como fomento e apoio aos times e jogadores, suportando todo um ecossistema que gera milhares de empregos indiretos e movimenta a economia, tudo isso fazendo parte de uma esfera singular que não se assemelha à esfera contemplada na normatização que hoje rege os esportes tradicionais. Acreditamos que temos a oportunidade de construir juntos um cenário de regulamentação bem fundamentado que leve em conta as especificidades dos esportes eletrônicos e, nesse sentido, nos colocamos à disposição para colaborar com esta discussão tão importante para o mercado e para o Brasil.“
Caso queira ler o projeto de lei 383/2017 e acompanhar seu andamento, basta clicar aqui. Para ler nosso artigo sobre a emenda do projeto, que pretender fazer a retirada de jogos violentos do cenário dos eSports no país, clique aqui.