Páginas brasileiras no Facebook devem começar a se preparar para uma possível retirada. Meios de comunicação em inglês, informaram que “o Facebook acaba de começar” a remover diversas páginas de animes que publicaram episódios completos. O motivo é a já conhecida violação por direitos autorais.
Entre as páginas que já foram retiradas está a AnimeXchief, que já contava com mais de 500 mil seguidores. Além dessa página, a Animeow, AniPh e Shonen, que continham uma ampla biblioteca, também foram retiradas. Antes do fechamento dessas páginas, um de seus administradores informou que recebeu uma quantidade avassaladora de reivindicação de direitos autorais por quem possuía os direitos de distribuição das obras presentes nas páginas.
Empresas de distribuição de animes e autoridades japonesas aparentam estar cada vez mais engajadas em acabar com a pirataria, fazendo a reivindicação de direitos autorias cada vez mais presentes. Esse movimente deve se intensificar ainda mais, então páginas e sites que distribuem essas obras devem já estar preparadas.