Após suspensão por parte da Apple Store, nessa última noite de quinta-feira (13), foi a vez da Google suspender o game de sua Play Store. O famoso battle royale da Epic Games violou as diretrizes de ambas as plataformas.
Isso aconteceu devido uma nova modalidade de pagamentos lançada pela Epic Games dentro do Fortnite, na qual os usuários podem adquirir conteúdos do game diretamente com a desenvolvedora, inclusive realizar a compra de V-Bucks (moeda do game), fazendo se tornar desnecessário o tradicional método de compras in-app da Google e da Apple.
Com a compra direta no game, a desenvolvedora estava vendendo os V-Bucks com até 20% de desconto em caráter permanente. Entretanto, Apple e Google tem como diretriz resgatarem para si uma comissão de 30% sobre qualquer compra realizada em games disponíveis em suas plataformas. Com essa forma de venda diretamente dentro do game, a Epic Games tentou burlar esse sistema de ambas as empresas.
No sistema iOS da Apple o game está totalmente indisponível para os usuários, já no Android o game continua disponível fora da loja oficial da Google. Através do site oficial do game, é possível realizar o download do APK para instalação.
Ainda nesta quinta-feira, mais cedo, a Epic Games lançou um vídeo desafiando a gigante Apple, questionando a decisão de banimento do game e convidando jogadores a lutarem pela volta do mesmo. Além disso, a Epic Games entrou com um processo legal contra a empresa, anteriormente a Epic alegou que diversos aplicativos presentes na Apple possuem forma de pagamento independente (como a Amazon, Grubhub, Nike SNKRS, Best Buy, DoorDash, Fandango, McDonalds, Uber, Lyft e StubHub), e que os desenvolvedores devem ser livres em relação as formas de pagamentos dentro de seus aplicativos.